sexta-feira, 26 de julho de 2013

#Um Ateu - Carl Sagan - Exemplo de Cientista


         Nossa homenagem hoje em #Um Ateu é para um cientista, divulgador cientifico e cético que fez a mudança radical na concepção das pessoas simples sobre o que é o mundo, o universo e as falhas claras existentes no misticismo religioso e quanto o conhecimento em si pode ser - e é - lindo e formidável.          
      Carl Edward Sagan foi um cientista, astro biólogo, astrônomo, astrofísico, cosmólogo, escritor e divulgador científico norte americano, nascido em Nova Iorque a 9 de novembro de 1934, e falecido a 20 de dezembro de 1996 em Seattle. Dedicou-se à pesquisa e à divulgação da astronomia, como também ao estudo da chamada exobiologia, que é a parte da ciência responsável pelo estudo dos efeitos de ambientes extraterrestres em organismos vivos e do potencial da vida em outros planetas. Foi um excelente divulgador da ciência, considerado por muitos o maior divulgador da ciência que o mundo já conheceu.
        Sagan passou grande parte da carreira como professor da universidade Cornell, onde era diretor do laboratório de estudos planetários. Em 1960, obteve o título de doutor pela Universidade de Chicago.
       Ficou muito conhecido por seus livros de divulgação científica e pela premiada série televisiva Cosmos: Uma Viagem Pessoal, transmitida nos anos 80, desenvolvido conjuntamente com sua última esposa Ann Druyan, que ele mesmo narrou e co-escreveu, sendo o livro Cosmos um complementar após a série. Sagan escreveu o romance Contato, que serviu de base para um filme homônimo de 1997. Em 1978, ganhou o prêmio Pulitzer de literatura geral de não ficção pelo seu livro Os dragões do Éden. Soma-se a isto uma infinidade de artigos científicos, entrevistas e materiais voltados para o público leigo.
           É fato que, com todo aparato postulado pela divulgação cientifica deste, se insurgisse a ideia do ateísmo em seus trabalhos, mas Carl Sagan nunca deixou clara sua posição quanto à existência ou não de um deus, de qual (is) deus (es) se falava. Mas sendo ele um defensor do ceticismo e da metodologia científica, sempre procurou ser bem claro no que tangia as dificuldades do ser humano em se desligar de paradigmas que interferissem na evolução intelectual, como em seu livro O Mundo Assombrado pelos Demônios
       Outra de suas ações foi promover a busca por inteligência extraterrestre através do projeto SETI e instituiu o envio de mensagens a bordo de sondas espaciais, destinados a informar possíveis civilizações extraterrestres sobre a existência humana. Mediante suas observações da atmosfera de Vênus, foi um dos primeiros cientistas a estudar o efeito estufa em escala planetária. Também fundou a organização não governamental Sociedade Planetária.



Obras e trabalhos:

· Os Planetas. Biblioteca Cientifica Life. Co-escrito por Jonathan Norton Leonard, 1966;
· A Vida Inteligente no Universo. Co-escrito por Iosif Shklovsky. Publicações Europa-américa, 1966;
· UFOs: A Scientific Debate. Co-escrito por Thornton Page. Cornell University Press, 1972;
· Communication with extraterrestrial intelligence. MIT Press, 1973;
· Marte e a Mente do homem. Artenova, 1973;
· Conexão Cósmica: Uma perspectiva extraterrestre. Co-escrito por Jerome Agel, Artenova, 1973;
· Other Worlds. Bantam Books, 1975;
· Murmúrios da Terra: A Viagem Interestelar da Voyager Record. Francisco Alves, 1978;
· Os Dragões do Éden: Especulações sobre a Evolução da Inteligência Humana. Francisco Alves, 1978;
· Cérebro de Broca: Reflexões sobre o Romance da Ciência (recompilação de artigos científicos). Francisco Alves, 1979;
· Cosmos (livro complementar a série de documentários homônima). Francisco Alves, 1980;
· O Inverno Nuclear: O mundo após uma guerra nuclear. Francisco Alves, 1985;
· Cometa. Co-escrito por Ann Druyan. Francisco Alves, 1985;
· Contato. Companhia das Letras, 1985;
· A Path Where No Man Thought: Nuclear Winter and the End of the Arms Race. Co-escrito por Richard Turco, Random House, 1990;
· Shadows of Forgotten Ancestors: A Search for Who We Are. Co-escrito por Ann Druyan, Ballantine Books, 1993;
· Pálido Ponto Azul. Companhia das Letras, 1994;
· O Mundo Assombrado Pelos Demônios: A Ciência vista como uma vela no escuro. Companhia das Letras, 1996;
· Bilhões e Bilhões. Co-escrito por Ann Druyan, Companhia das Letras;
· Variedades da experiência científica: Uma visão pessoal da busca por Deus. (compilação póstuma dos textos de Sagan nas Conferências Gifford sobre teologia natural) Editado por Ann Druyan, Companhia das Letras, 1985.

Postado por:
#HD

2 comentários:

  1. kkkk a data de nascimento está errada está dizendo que ele nasceu em 1960

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecemos o apreço pela visita, a leitura e o aviso de nosso equívoco. Muito obrigado e continue nos acompanhando.

      Excluir

Trailer do Hangout d'ARCA