segunda-feira, 15 de julho de 2013

#Pirahã - Ateus puro sangue que não sabiam que o eram.


Você sabia que uma das únicas comunidades no mundo que não tem crenças em deuses fica aqui no Brasil? São conhecidos como Pirahã, Pirarrã, Piraã ou Mura Pirahã, porém, eles mesmos se denominam Hiaitisiihi. A aldeia é composta por aproximadamente 500 habitantes que vivem no Humaitá, estado do Amazonas.

Quando digo no título "ateus puro sangue", não há aqui o intuito de classificar ateus. Esta não é linha de atuação a ser utilizada por este grupo, inclusive para taxações classificativas como "neo ateus" ou "ateu modinha". Somos ateus porque, simplesmente, não acreditamos em divindades e ponto. Todo o tipo de classificação em torno disso, só faz é segregar. Tendo em vista o momento de invasão "cristã" na política brasileira, temos que nos unir, e não dividirmo-nos. Bom, mas vamos nos ater aos Pirahã. A referencia "puro sangue" é dada pelo fato de que eles são, pelo menos até hoje, a única comunidade conhecida em que todos professam da "não fé". Atentem para o fato de que eles já eram ateus, mesmo antes de conhecer esta palavra, ou até mesmo saber o significado dela. Eles, sequer, sabiam da existência de crença por parte de outros povos.

Alguns estrangeiros ainda tentaram evangelizá-los e eles começaram a acreditar no que estavam falando sobre seus dogmas e profecias, até o momento em que ficaram sabendo que não teriam como ver o tal cara, o messias proferido e nem seus feitos. Os Pirahã não acreditam em nada que não possam ver, sentir, tocar, ou que possa ser presenciado, valorizam bastante o presente imediato em detrimento do passado ou do futuro distantes. Desta forma eles possuem termos que são usados em suas frases para dizer se o que você falou foi visto por você, se alguém lhe contou ou se você deduziu. Isto faz com que, por exemplo, não exista fofoca na tribo dos Pirahã. Legal, não? Eles são verdadeiros empiristas e sua visão de mundo e forma de pensar, fizeram com que um missionário que viveu junto a eles por 35 anos tentando pregar a palavra cristã, chamado Daniel Everett, deixasse de ser missionário. Veja o relato do próprio ex missionário e ateu neste vídeo "Perdendo a religião".

Postado por:
#JC

8 comentários:

  1. Ai sim é algo bom de se ouvir falar!

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante a matéria, mas ainda tem alguns erros que podem acabar tirando a credibilidade do texto. Humaitá é um município do estado do Amazonas. A Amazônia é a área que compreende a floresta amazônica e esse é uma falta de atenção bem comum.
    O segundo ponto é que a "invasão cristã" na política não está acontecendo agora. Desde o império a igreja atuava na política e o que acontece agora é uma inversão desse acontecimento, o que nos faz perceber que religião misturada com política é uma grande besteira. Senhores como Marco Feliciano não estão invadindo a política, mas sim saindo dela, aos poucos. Provavelmente em alguns séculos esse tipo de mistura não acontecerá mais.
    O terceiro ponto é aquela velha dica de vestibular: Tente não generalizar. Evite palavras como nunca, sempre ou única. Os Piraha são um dos poucos povos ateus, mas ainda assim existem uma certa quantidade de tribos nômades que se encaixa nesse quesito.
    Parabéns pelo blog! Texto muito interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado R.E, obrigado pelas dicas. Críticas construtivas são sempre bem vindas. Farei algumas correções. Um abraço.

      Excluir
  3. Se eles não acreditam no que não vêem não quer dizer que não exista , se eles não acreditam no que não podem ver então eles não acreditam no gelo , na neve , no carro e na televisão , não é só por causa disso que tais coisas não existem

    ResponderExcluir

Trailer do Hangout d'ARCA