segunda-feira, 5 de agosto de 2013

#Ateus - Diga não aos rótulos: modinha, neo ateus, militantes, revoltadinhos e pseudo ateus

          Então, a cada dia que passa temos ouvido mais e mais essas expressões, "Fulano é ateu modinha", ou talvez "Esses neo ateus envergonham a nossa classe", ou ainda "Eu sou ateu, mas daí a ser militante, é um pouco demais" e tem também uma das que mais me preocupam "Esses ateus revoltadinhos, não respeitam ninguém". Não gosto muito de generalizar, mas o brasileiro parece ter a cultura de se auto denegrir, auto depreciar. Alguns chegam a falar "Enquanto eles têm Dawkins ou Mahen, nós temos que nos contentar com esses neo ateus", quando não dizem que uns são mais ou menos ateus do que outros.
          Bom, isso foi apenas uma introdução para podermos começar no que interessa. Eu costumo dizer que, ser ateu, não é um título e não pode ter classificações. Essas classificações são criadas por religiosos que tem o intuito de confundir-nos, separar-nos ou até mesmo diminuir-nos. Também proferem tais classificações, falsos ateus (consciente ou inconscientemente) que se infiltram em nossos canais, em nossas redes sociais em nosso dia a dia. O problema principal é que os que são verdadeiramente ateus, sem classificações, às vezes, por falta de conhecimento, embarcam nessa, desferindo essas classificações de forma pejorativa, criticando os semelhantes. Falo isso com propriedade de alguém que vê, todos os dias, exemplos verídicos desses tipos que "infernizam" literalmente, tentando jogar ateu contra ateu.
         O que precisamos entender é que ser ateu é uma condição que é consequência da não crença. Ou seja, você não escolhe ser ateu. Você nasce ateu, tentam lhe ensinar e te obrigar a seguir a uma das milhares de religiões existentes. Quando você não consegue enxergar nessas religiões, nada palpável, que te faça crer, você simplesmente continua sendo ateu. Você escolhe não crer em muitas das religiões e por ter escolhido não crer, você se enquadra na condição de ateu.
          Pensando dessa forma fica bem fácil enxergar que não existem estas classificações para algo que é apenas uma condição. Você é ateu apenas por que não crer em divindades e ponto. Se estendermos um pouco mais e abrirmos nossas mentes, veremos que todos os religiosos, ou seja, todos que acreditam em algum deus, de certa forma, são ateus para todos os que acreditam em outros deuses. Os religiosos não gostam que façamos este tipo de comparação, por pura arrogância. Afinal de contas eles têm certeza absoluta e sem nenhuma sombra de dúvidas que o deus deles é o verdadeiro e não acreditam nos demais deuses criados pela humanidade. O mais interessante é que os demais religiosos que acreditam em outras divindades, seguem a mesma lógica. É praticamente como se as religiões fossem times de futebol. Cada um acha que o seu é o melhor e ninguém quer dar o braço a torcer.
          Por favor, nós ateus, já sofremos muito com o preconceito por parte dos religiosos e definitivamente não precisamos disso entre nós. Enquanto os ateus ficam se classificando e segregando, não esqueçam que a bancada evangélica só cresce e se fortalece. Quando nos dermos conta, seremos obrigados a ler a bíblia em nossas escolas ou em locais de trabalho ou até mesmo, estaremos sendo perseguidos como bandidos.

Postado por:
#JC

0 comments:

Postar um comentário

Trailer do Hangout d'ARCA