quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Depoimento de um Ateu - Por Tiago Soraggi


Aos leitores de nosso Blog D'ARCA, gostaríamos de compartilhar este ótimo texto de um de nossos leitores. Nosso amigo Tiago expõe neste depoimento sua indignação com o pré julgamento que sofre por não ter uma crença. Leia e tire suas próprias conclusões. 

"É com grande tristeza que acabo de ver uma postagem que indiretamente me chama de manipulador, enganador e mentiroso... Pena que é indireto, pois isso, por uma norma culta que me cabe, me impede de chamar ao debate e esclarecer os pontos vitais. Quem me conhece sabe que sempre fui ávido pelo conhecimento. Sempre fui o "chatinho" da turma, sempre fui a criança do "por quê?" Peço desculpas pelas postagens relacionadas à crença, mas em nenhum momento eu desrespeitei a religião de alguém. A religião está aí para religar e não para ser atribuída a um status-quo definitivo no que tange respeito, nem para questionar alguns dogmas "desencaixados". As minhas postagens podem ser fortes, mas eles confrontam duas verdades, e é isso que é o bacana, na busca pela verdade, ou aquilo que se tem maior evidência. Pois quando alguém discorda, nasce alí uma melhoria para o argumento. Se sempre concordarmos, como veremos as razões das falhas? Nunca tive raiva de deus, não faço parte de nenhum plano macabro, sou apenas um nerd boboca e amoroso que pega ônibus todos os dias e detesta ver a tristeza nas pessoas e odeia ver as pessoas sendo enganadas. Não sou um mentiroso e manipulador, não pretendo que ninguém pense igual a mim, minha intenção é proporcionar o livre pensamento, a liberdade de culto e a laicidade. Tem postagens que me ofendem aqui, como afirmar que a maior desgraça do mundo moderno é a falta da cruz ou ver 600,000 likes concordando que o fenômeno da proliferação das algas marinhas nas praias do ceará é um recado para o fim do mundo pois o mar ficou vermelho. Isso me ofende, p r o f u n d a m e n t e. Ofende as horas em que me debrucei nos livros, ofende o fato da minha luta por direitos humanos plenos e sem ameaças psicológicas, ofende-me porque as pessoas parecem não viver sua própria história e nega-se o seu próprio passado. Me ofende ver amigos gays me dizendo que pelo menos na quaresma vai evitar ver outros homens, me ofende esse golpe na psiquê das pessoas. Me ofende um papa dizer que limbo existe e o outro dizer que não. Me ofende a hipocrisia de ver pessoas divorciadas dizerem que o que deus uniu o homem não separa para o segundo casamento, me ofende escutar que tenho raiva de deus. Não estudo, pesquiso, leio e debato por raiva. Adoro as reuniões de igreja, sou apaixonado pela comunidade Betel e pela pelos meus amigos do EAC, EJC e demais grupos. Faço o que faço por um compromisso intelectual de não cruzar os braços porque o mundo que os amigos tanto propagam como o certo já teve dois mil anos de ser provado como certo e até agora não deu... Me ofende quando postam coisas deturpadas e mentirosas em nome de um bem comum pois isso é fanatismo. É mais fácil me chamar de mentiroso do que me perguntar: o que te fez chegar a esta conclusão? O medo de ter a sua segurança psicológica revelada como falsa, faz com que seja mais fácil que eu seja o falso, eu que pesquiso em mais de três fontes aquilo que posto, e só posto aquilo que vai ajudar as pessoas a não olharem para o próprio umbigo e começarem a salvar o planeta que vivem. Estou extremamente chateado pois o esforço para fazer pensar se volta contra aquele que provoca o pensamento. Isso é terrível nos dias de hoje. Sois capazes de matar em nome de um bem maior, sois capazes de mentir e deturpar por causa do bem maior. Eu também já fui assim, mas quando percebi que havia algo errado na relação do que eu vivia e do que eu sabia... Eu decidi questionar... Mudar meu pensamento não fez o Tiago bondoso, alegre, sincero e chatinho mudar, diferente do que vi acontecer com alguns amigos onde a escolha pela religião precisou mudar-lhes a forma de ser e agir, como se matassem alguém por dentro, esse alguém que nunca foi nada de mal. Bom meu natal foi lindo pois minha mãe fez uma oração linda assim como aquele homem lá da Galiléia merecia ter e não esse bando de porcos que envenenam todos os esforços do campo do conhecimento em nome de uma satisfação rápida, burra e mentira psicologicamente apaziguadora. Ah e eu vou continuar... Ou me chama pro debate ou exclua minha amizade. Grande abraço..."

Se você Também quer ter um depoimento sobre ser Ateu aqui no nosso Blog, mande para nosso e-mail arcateus@gmail.com. Teremos um imenso prazer em publicar.

0 comments:

Postar um comentário

Trailer do Hangout d'ARCA