domingo, 2 de março de 2014

Tecnologia na ARCA - A força do conhecimento humano no desenvolvimento científico - Robótica


A cerca de uns quatro ou cinco anos atrás, navegando na web à procura de vídeos interessantes, me deparei com um vídeo de uma empresa americana onde havia um robô que simulava as pernas de um ser humano caminhando. Fiquei realmente emocionado com a capacidade de criação da mente humana. Assisti o vídeo (que pode ser visto abaixo) por diversas vezes, compartilhei, me inscrevi no canal, mas não me atentei, na época, que teriam maiores pretensões, não imaginava que, ainda na minha existência, poderia eu, observar algo muito mais elaborado do que isso.



Bom, assisti outros vídeos deste canal, que mostravam outros tipos de robôs, imitando movimentos de animais e outras formas de locomoção, movimento e manipulação de objetos mas, pelo menos para minha avaliação, nada tão fantástico quanto as pernas caminhando exatamente como um ser humano.

Para minha surpresa, há pouco mais de dois anos, os caras postaram um vídeo onde aparece um robô bem próximo a um humanoide, ainda muito rústico, com cabos de aço para mantê-lo em pé, mas com movimentos muito próximos de nós humanos. Assista a esse vídeo abaixo:



Não sei quanto a vocês, mas eu fiquei maravilhado com tal feito. Aí então passei a ficar esperando vídeos novos, tendo em vista que a "parada" estava ficando séria. Eles fizeram mais uns robôs que simulam movimentos de outros animais, os aperfeiçoando cada vez mais, deixando seus movimentos cada vez mais complexos.

No próximo vídeo, que publicaram a cerca de 11 meses atrás, vocês poderão ver o robô vestido com roupas como se fosse um ser humano e muitas vezes chega a "enganar" muito bem. Ainda preso a cabos para evitar a queda, mas com movimentos cada vez mais complexos e simulando com perfeição, muitos dos movimentos que uma pessoa executa:



Quando pensei que já haviam chegado onde queriam e que, à partir daí, outras melhorias seriam muito difíceis, dadas as limitações técnicas que ainda temos, os caras me surpreendem novamente com um vídeo que mostra o nosso amigo robótico se equilibrando sobre pedras em um terreno totalmente acidentado, inclusive quando submetido a pancadas inesperadas. Vejam com seus próprios olhos e se deliciem com o que a mente humana pode criar.



Postado por:
#JC

0 comments:

Postar um comentário

Trailer do Hangout d'ARCA