sexta-feira, 4 de abril de 2014

Corte Federal diz que as Escolas Públicas de Nova Iorque devem retirar religião de sua grade de ensino


Depois de uma luta intensa de quase 20 anos com a corte Federal de Nova Iorque, o prefeito Blumberg, que já transferiu seu cargo político após o fim do mandato, conseguiu eliminar ensinos religiosos em escolas públicas no estado de Nova Iorque.

O organização New York City Atheists (Ateus de Nova Iorque) contatou o ex-prefeito para que o processo judiciário fosse iniciado. Inicialmente o caso havia sido perdido sob o julgamento de Chris Dito, alegando que a constituição americana daria espaço para religiões em escolas públicas.

O apelo a causa foi baseado no fato de o Juiz responsável pelo julgamento fazer parte do Centro Internacional Cristão (International Christian Center), ignorando o primeiro ato constitucional americano.

A advogada Donna Lieberman responsável pelo caso disse a respeito do assunto:
        “Mais de 160 grupos e congregações religiosas que estão tentando dominar as escolas públicas de Nova Iorque ano após ano, dizendo que a salvação de suas almas e o ensino religioso deve começar desde a infância. Uma forma de abuso infantil, ao se forçar uma criança de uma religião que não seja católica, acreditar no catolicismo”.

Alertou também a preocupação com a liberdade de todos e a idéia do Estado Laico:
        “O apelo a Corte Suprema é um direito de todo americano. Afinal, parece que o Departamento de Educação não percebeu ainda que as escolas públicas estão sendo convertidas em igrejas”.  

O apelo foi concedido e dado como ganho nesta última quinta-feira 04/04/2014, representando mais uma grande vitória e um passo importante na separação das religiões e do estado. 

Postado por:
RMI

0 comments:

Postar um comentário

Trailer do Hangout d'ARCA