sábado, 9 de agosto de 2014

RACHEL DE QUEIROZ E A BANCADA EVANGÉLICA


É difícil saber quando e onde surgem expressões idiomáticas. Já li em vários lugares que a expressão idiomática "estupidamente gelada" teria sido criada por Tom Jobim.
Não sei quem primeiro usou a expressão "bancada evangélica", mas vejam o que Rachel de Queiroz disse em 1992, quando a juventude fazia passeatas contra Fernando Collor e essa expressão ainda não era repetida no noticiário:
"Sente-se, contudo -- e aí é que está um dos grandes perigos do tal caos --, que o povo vem se desenganando muito da tão louvada democracia. O povo se sente um pouco como criança perdida na rua: passado o primeiro deslumbramento da liberdade, vê-se só, cercado de ameaças, tem medo e está pronto a segurar a primeira mão que lhe for estendida, a mão de um guia que lhe dê segurança. É nessas horas incertas que medram os oportunistas, com as suas cantigas e promessas. Por mercê de Deus, ainda não apareceu ninguém especialmente carismático, clarinando ilusões, aliciando os assustados. Sim, felizmente não há liderança à vista que -- pelo menos por ora! -- consiga embriagar uma unanimidade, ou ao menos uma maioria. Os velhos caciques já perderam os dentes e os novos não começaram bem, decepcionaram. Duvido que, de hoje em diante, vá alguém conseguir outros 35 milhões de votos.
Assim mesmo, tenho tanto medo daquele possível aventureiro com quem dom joão VI ameaçava o filho, e que nos vinha empolgar a coroa! Chego a temer até o 'bispo' Macedo! É que eu vi pela televisão o estrago que ele fez no congresso do Maracanã. O dinheiro lhe chovia em cima como mariposas, os acólitos só tinham o trabalho de encher os sacos enormes com a voltante pecúnia que tombava das mãos dos fiéis sobre a arena. E se o povão dá com tanto gosto a um cara daqueles o que ele menos tem, que é o dinheiro, imagine só como não dará voto, que é de graça!...
É isso, realmente, o que mais me apavora."
(QUEIROZ, Rachel de. As terras ásperas. Rio de Janeiro e São Paulo: sem data, pág. 169. -- Coleção Mestres da Literatura Brasileira e Portuguesa.)
Esse texto foi publicado na íntegra na coluna que Rachel mantinha na "Folha de São Paulo", no dia 23/8/92.

Falta de aviso não foi.


Postado por

0 comments:

Postar um comentário

Trailer do Hangout d'ARCA