quinta-feira, 27 de novembro de 2014

1º Seminário: Laicidade Acadêmica - Tire sua religião do meu certificado - Na UFRRJ


Neste último dia 25 de novembro de 2014. O grupo AAUSA - Ateus e Agnósticos da UFRRJ - Sociedade Ateísta, com o apoio da ARCA - Associação Racionalista de Céticos e Ateus, deu mais um importante passo para a manutenção do Estado laico e por tabela, ainda ajudou e muito na desmistificação do ateísmo e do significado real da palavra "laicidade". Foi realizando o 1º Seminário: Laicidade Acadêmica - Tire sua religião do meu certificado, que talvez, pela primeira vez, um grupo oficial ateu abordou de forma franca o tema em uma universidade federal brasileira, com o apoio de professores e religiosos, isso mesmo, religiosos gostaram do que presenciaram. Um debate aberto sobre laicidade que só vem proteger cada vez mais o direito de cada um a livre crença, ou descrença. A partir do momento que todos se respeitam, a laicidade, não só no Estado, como principalmente no meio acadêmico, que é onde nosso conhecimento é disseminado e repassado de geração a geração e que não deve nunca, sofrer influências ou dar privilégios a uma ou outra religião em detrimento de outras ideologias que não professam da mesma fé ou a falta dela, é mantida e protege o direito de todos, religiosos ou não, ateus ou não.

Seguem algumas fotos:


Assista abaixo a palestra de abertura do professor Anderson Luiz que abordou de forma didática, simples e direta, o que é Laicidade.



Abaixo temos os três vídeos que compõem a palestra de Welbert Cabral sobre "Laicidade é Ateísmo?"







Após a palestra do Welbert Cabral, tivemos um pequeno intervalo para algumas considerações e logo após tivemos uma palestra sobre Religião x Ciência - Uma breve lembrança, ministrada pelo professor Rafael Cândido de Lima Jr. Seguem abaixo, os dois vídeos que compõem esta palestra.





Abaixo o comentário de uma expectadora atéia

E pra finalizar o encerramento da Professora Rosa.


0 comments:

Postar um comentário

Trailer do Hangout d'ARCA