terça-feira, 3 de março de 2015

A PEGADINHA DO ENEM E O CONCEITO DE DEMOCRACIA


A juventude, depois de passar a vida toda recebendo ordens, de ouvir os pais, a igreja, a escola, a televisão, dizendo o que deviam fazer, comprar, comer, em que acreditar; depois de terem contraído o vírus de copiar transmitido pela escola, chegam ao ENEM e são convidados, na redação, a dizer ao Estado o que ele deveria fazer para solucionar um determinado problema, baseando-se em estatísticas fornecidas por pequenos textos escolhidos por esse mesmo Estado, e embasando-se na Declaração dos Direitos Humanos, aquele mesmo documento que as emissoras de TV, concessionárias do Estado, durante anos, lhes disse que só serve para conceder privilégios a criminosos. Desempenhariam bem melhor essa função se tivessem frequentado mais bibliotecas que salas de aula, mais sindicatos que igrejas, tivessem visto mais teatro que novelas.


Então eu tenho que começar a primeira aula do ano explicando-lhes o que é Democracia e os seus dois pilares: isonomia (todos serem iguais perante a lei) e isegoria (todos poderem participar da vida política do país) e que a redação do ENEM é um exercício de isegoria. Mostro que nos países republicanos, todos gozam de isonomia e isegoria, e que no parlamentarismo monárquico, só a família real é legalmente desigual em relação aos cidadãos, mas, se a lei lhes tira a isonomia, lhes tira também a isegoria: na democracia burguesa, pode-se admitir monarcas, desde que eles não interfiram nas discussões políticas. Ao contrário da Arábia Saudita, o pior governo do mundo, onde não há partidos nem parlamento: há apenas a vontade do rei todo poderoso descendente de Maomé.

Começo fazendo uma revisão ortográfica usando alguns incisos do artigo 5 da Constituição Federal, que parecem um amontoado de obviedades, mas não são. Todos serem iguais em direitos e deveres é uma novidade nascida na Revolução Francesa. Durante a maior parte da História não foi assim. Por exemplo, quando os árabes invadiram e dominaram a Península Ibérica, concederam liberdade de crença a judeus e cristãos, mas quem não fosse muçulmano pagaria mais impostos que os seguidores de Maomé. Só em 1932, as mulheres brasileiras tiveram direito ao voto. Só em 1946, os brasileiros tiveram liberdade de credo e a proteção a seus locais de culto e sua liturgia. Só em 1988, com a promulgação da Constituição, a censura foi abolida -- antes disso, os governos civis e militares censuravam por qualquer coisa. O governo militar chegou a impedir uma dramatização da vida de São Francisoc de Assis na TV Cultura porque o padroeiro da Itália seria representado por Plínio Marcos, artista a quem os militares queriam impedir de trabalhar para que morresse de fome. A Igreja pôde impedir a exibição de "Je Vous Salue, Marie" nos cinemas brasileiros. Não conseguiu fazer o mesmo com "A Última Tentação de Cristo", pois a Constituição já vigorava.

A liberdade é uma criança e não falta quem queira matá-la.

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