terça-feira, 7 de janeiro de 2014

#Um Ateu - George Carlin - Exemplo de humorista e pensador


                   No #Um Ateu desta semana, falemos do incrível humorista que, independentemente da crença de seus pupilos, todos sempre o admiraram.
George Denis Patrick Carlin, nascido em 12 de maio de 1937, em Nova York, foi um humorista, comediante de stand-up, ator e autor norte-americano, vencedor de cinco Grammy’s. Pioneiro, com Lenny Bruce, no humor de crítica social, a sua mais polêmica rotina chamava-se "Sete Palavras que não se podem dizer em Televisão", o que lhe causou, durante os anos setenta, vários dissabores, acabando preso em inúmeras vezes que levou o texto a palco.
Carlin era conhecido pelo seu humor negro, assim como seus pensamentos sobre política, língua inglesa, psicologia, religião, e vários temas tabus. Carlin e sua rotina "Seven Dirty Words", em 1978, foram o foco da Suprema Corte dos Estados Unidos no caso F.C.C. vs. Pacifica Foundation, na qual, em uma acirrada decisão por 5x4 dos votos, os jurados afirmaram o poder do governo de regular material indecente em sistemas públicos de rádio.
O primeiro de seus 14 especiais de comédia para TV, para a rede HBO, foi filmado em 1977. Na década de 1990 e 2000, as rotinas de Carlin se focaram em críticas socioculturais americanas. Ele muitas vezes comentou em problemas políticos contemporâneos dos Estados Unidos e satirizava os excessos da cultura Americana.
Em 2004, Carlin alcançou a segunda colocação da lista da Comedy Central dos 100 maiores comediantes de stand-up de todos os tempos, atrás apenas de Richard Pryor. Ele se apresentava frequentemente e era anfitrião convidado no The Tonight Show. Em 2008, ele recebeu o prêmio Mark Twain Prize for American Humor.
Apesar de ter sido criado como católico apostólico romano, Carlin era ateu e denunciava a ideia de Deus. Ele descreveu sua opinião das falhas da religião organizada em entrevistas e performances1, notavelmente com suas rotinas Religion2 e There Is No God3, que podem ser ouvidas em You Are All Diseased4. Suas visões sobre religião também são mencionadas no seu último stand-up para a HBO, It's Bad for Ya5, onde ele zombou o juramento pela Bíblia como sendo "besteira", "faz de conta", e "coisa de criança”.
Carlin também brincou em seu segundo livro, Brain Droppings, que ele adorava o Sol, uma razão sendo o fato de que ele podia enxergá-lo. Isso foi mencionado mais tarde em You Are All Diseased, junto com a afirmação de que ele rezava para Joe Pesci (ator e um amigo próximo) pois "ele é um bom ator" e "parece ser o tipo de cara que resolve os problemas!".
Em seu especial para a HBO, Complaints and Grievances, Carlin introduziu os "Dois Mandamentos"6.
Em 22 de Junho de 2008, Carlin foi recebido no Saint John's Health Center, em Santa Mônica, depois de sentir dores no peito, e morreu pouco depois de falha cardíaca. Ele tinha 71 anos. Sua morte ocorreu uma semana depois de sua última performance, no The Orleans Hotel and Casino, em Las Vegas. De acordo com sua vontade, ele foi cremado, suas cinzas espalhadas, e nenhum serviço público ou religioso foram realizados.
Em sua homenagem, a HBO transmitiu 11 de seus 14 especiais, entre 25 e 28 de Junho, incluindo uma maratona de 12 horas no seu canal HBO Comedy. NBC programou uma retransmissão do primeiro episódio de Saturday Night Live, no qual Carlin era o apresentador. Ambos, Sirius Satellite Radio e XM Satellite Radio, transmitiram uma maratona das gravações de George Carlin, no dia seguinte à sua morte. Larry King devotou seu show, do dia 23 de Junho, completamente em tributo à Carlin, com entrevistas com Jerry Seinfeld, Bill Maher, Roseanne Barr e Lewis Black, assim como a filha de Carlin, Kelly, e seu irmão, Patrick.
Em 24 de Junho, o The New York Times publicou um editorial sobre Carlin, escrito por Seinfield. O cartunista Garry Trudeau pagou tributo em sua tirinha Doonesbury, em 27 de Julho.

Quatro dias antes de sua morte, o John F. Kennedy Center for the Performing Arts havia homenageado Carlin com seu Mark Twain Prize for American Humor. A premiação foi realizada em Washington, D.C., em 10 de Novembro, tornando Carlin o primeiro recipiente póstumo.

0 comments:

Postar um comentário

Trailer do Hangout d'ARCA