segunda-feira, 11 de agosto de 2014

MENDIGOS E A TEOLOGIA

Imagem do interior do Santuário de Porto das Caixas - Itaboraí - RJ. No altar, a imagem do Cristo está coberta por um vidro para protegê-la das mãos dos fiéis.

Mendigos e a teologia

Os mendigos compreendem a Teologia. Pelo menos a sua parte prática.
A Igreja Católica, por exemplo, diz que a salvação depende das obras. Os evangélicos dizem que, para ir pro Céu, basta levantar a mão quando o pastor pergunta quem quer aceitar Jesus como Salvador. (E depois, quando um desses convertidos larga a igreja e se assume gay -- conheço vários assim -- os crentes dizem que ele não aceitou Jesus de verdade.) Essa é a razão pela qual há mais mendigos nas imediações das igrejas católicas que das igrejas evangélicas.
Os dois lugares onde eu vi mais mendigos foram: 1) ao redor da Catedral da Sé, em São Paulo; 2) nas imediações do Santuário de Porto das Caixas, distrito de Itaboraí, RJ. (Esqueci o nome do Santuário. É uma igreja barroca da época do Brasil Colônia. Lá pelos anos 1950, reza a lenda, que um coroinha gritou assustado dizendo que o crucifixo do altar estava sangrando. Até hoje há um forte cheiro de sangue junto ao altar-mor. Já li alguma coisa sobre esse milagre ter sido forjado, mas uma notícia assim não circula muito porque não dá IBOPE). Eram tantos os mendigos em Itaboraí que o padre colocou uma tabuleta pedindo para as pessoas não fazerem promessas para, caso atendidas, acenderem velas, mas sim para doar alimentos aos necessitados da região.
Então os mendigos sabem que a possibilidade de esmolas junto a uma igreja católica é bem maior. Imagina se alguém vai pedir dinheiro próximo ao Templo de Salomão!

Postado por

0 comments:

Postar um comentário

Trailer do Hangout d'ARCA