sábado, 29 de novembro de 2014

PRIMEIRO DE NOVEMBRO DE 1755: O TERREMOTO DE LISBOA




Aconteceu há 259 anos, no dia primeiro de novembro, às 9 e 30 da manhã, horário de Lisboa, o terremoto mais importante da História, seguido de um tsunami. 60 mil pessoas morreram e os danos à cidade forma tão graves que a cidade quase toda foi reconstruída, com outra aparência: a Lisboa anterior ao terremoto praticamente não existe mais. As riquezas do Brasil foram gastas nessa obra gigantesca.

É o terremoto mais importante da História porque, enquanto os religiosos repetiam em voz cada vez mais alta, os seus costumeiros anúncios do fim do mundo, a intelectualidade europeia, comprometida com as luzes do Iluminismo, buscando respostas racionais para tudo, começou a formular hipóteses para a causa dos terremotos. Voltaire, por exemplo, sugeriu que a terra teria tremido devido à mania dos portugueses de construírem prédios muito altos e o peso desses prédios teriam abalado o subsolo.

O terremoto de Lisboa é o início dos estudos sobre terremotos, hoje explicados pela movimentação das placas tectônicas.

Postado por

CHIQUINHA E VALDOMIRO SANTIAGO


Valdomiro Santiago aparece na TV vendendo fronhas ungidas, martelos ungidos, toda sorte de bugigangas ditas ungidas prometendo saúde e riqueza.

Chiquinha convenceu todo mundo da vila de que havia um poço dos desejos e quem jogasse moedas ali teria seus pedidos realizados e depois colhia as moedas.
Estelionato!
O Brasil é a vila do Chaves.
E depois o Quico diz para d. Florinda jogar não sei quantas moedas para que não sei quantas jamantas atropelarem o Seu Madruga, e a Chiquinha, levada pela raiva a crer na própria mentira, diz para o Seu Madruga jogar não lembro quantas moedas para não lembro quantas jamantas atropelarem a d. Florinda. (Seria uma sátira à Guerra Fria que assustava o mundo naquela época?) E o Chaves pontifica: "Ao invés de gastarem tanto dinheiro em atropelamentos, por que não fazem um desejo para que eu possa comer todos os dias?

Chaves, nós te amamos! Artistas como você fazem falta!

Postado por

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

1º Seminário: Laicidade Acadêmica - Tire sua religião do meu certificado - Na UFRRJ


Neste último dia 25 de novembro de 2014. O grupo AAUSA - Ateus e Agnósticos da UFRRJ - Sociedade Ateísta, com o apoio da ARCA - Associação Racionalista de Céticos e Ateus, deu mais um importante passo para a manutenção do Estado laico e por tabela, ainda ajudou e muito na desmistificação do ateísmo e do significado real da palavra "laicidade". Foi realizando o 1º Seminário: Laicidade Acadêmica - Tire sua religião do meu certificado, que talvez, pela primeira vez, um grupo oficial ateu abordou de forma franca o tema em uma universidade federal brasileira, com o apoio de professores e religiosos, isso mesmo, religiosos gostaram do que presenciaram. Um debate aberto sobre laicidade que só vem proteger cada vez mais o direito de cada um a livre crença, ou descrença. A partir do momento que todos se respeitam, a laicidade, não só no Estado, como principalmente no meio acadêmico, que é onde nosso conhecimento é disseminado e repassado de geração a geração e que não deve nunca, sofrer influências ou dar privilégios a uma ou outra religião em detrimento de outras ideologias que não professam da mesma fé ou a falta dela, é mantida e protege o direito de todos, religiosos ou não, ateus ou não.

Seguem algumas fotos:


Assista abaixo a palestra de abertura do professor Anderson Luiz que abordou de forma didática, simples e direta, o que é Laicidade.



Abaixo temos os três vídeos que compõem a palestra de Welbert Cabral sobre "Laicidade é Ateísmo?"







Após a palestra do Welbert Cabral, tivemos um pequeno intervalo para algumas considerações e logo após tivemos uma palestra sobre Religião x Ciência - Uma breve lembrança, ministrada pelo professor Rafael Cândido de Lima Jr. Seguem abaixo, os dois vídeos que compõem esta palestra.





Abaixo o comentário de uma expectadora atéia

E pra finalizar o encerramento da Professora Rosa.


domingo, 23 de novembro de 2014

54° Hangout d'ARCA - A criação da primeira Revista Ateísta no Brasil


Então galera, para quem não conseguiu participar e nem assistir ao vivo, segue o vídeo do nosso quinquagésimo quarto HANGOUT d'ARCA realizado este último sábado dia 22/11/2014, onde abordamos, juntamente com radialista Gabriel Filipe, o tema "A criação da primeira Revista Ateísta no Brasil". Além de jornalista, poeta e estudioso da filosofia, ´membro fundador da Academia Aracruzense de Letras (ACAL). Durante o Hangout, sorteamos 03 revistas e 03 posteres exclusivos. Vale lembrar que o sorteio já foi realizado e a imagem abaixo é meramente informativa.


Esse hangout está imperdível e cabe ressaltar que o pessoal participou ativamente pelo youtube com perguntas diversas. Você não pode perder. Não esqueça de se inscrever em nosso canal, curtir e compartilhar o vídeo afim de disseminar o conhecimento de qualidade e gratuito. Não perca.
.

Se inscreva em nosso canal no youtube: Canal d'ARCA para ficar por dentro dos nossos vídeos, visite também a nossa fanpage: https://www.facebook.com/arcateus ou nos siga no twitter: https://twitter.com/canaldarca e ainda temos um grupo de debates no facebook: https://www.facebook.com/groups/arcateus/

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

53° Hangout d'ARCA - A abordagem filosófica do ateísmo na América Latina


Então galera, para quem não conseguiu participar e nem assistir ao vivo, segue o vídeo do quinquagésimo terceiro HANGOUT d'ARCA realizado este sábado dia 15/11/2014, onde nós, membros da ARCA, Apesar de inúmeras tentativas para realizar a entrevista com nosso convidado Fabián, não conseguimos devido a problemas com a internet. Ainda assim, o hangout foi proveitoso, tendo em vista os assuntos abordados pelo Maestro Bogs, o Rafael Alves e ainda um participação do amigo Bruno da Groselha. No futuro, tentaremos uma nova conversa com o colombiano Fabián. Não esqueça de se inscrever em nosso canal, curtir e compartilhar o vídeo afim de disseminar o conhecimento de qualidade e gratuito. Não perca.

Se inscreva em nosso canal no youtube: Canal d'ARCA para ficar por dentro dos nossos vídeos, visite
 também a nossa fanpage: https://www.facebook.com/arcateus ou nos siga no twitter:https://twitter.com/canaldarca e ainda temos um grupo de debates no facebook: https://www.facebook.com/groups/arcateus/

domingo, 16 de novembro de 2014

Depoimento de um ateu - O novo deus - por Silvia Reis


O Novo Deus

É interessante constatar a quantidade de "Deus" de que se ouve falar! Não se trata aqui dos nomes que lhe são atribuídos, tampouco existe uma referência aos deuses pagãos das mitologias ou a qualquer outro deus, mas sim dos diversos aspectos, objetivos e comportamento da divindade "Deus".

O deus que permeia sobretudo as crenças judaico-cristãs é o "Deus" de Abraão, de Isaque e de Jacó e também de Moisés que, entre todos os escolhidos desse deus, foi aquele que mais intimamente o conheceu, chegando a tornar-se mesmo o porta-voz dele. 

Deus é o criador, o legislador e o juiz da humanidade: o Todo-Poderoso. Não é um deus qualquer. É o único a quem chamamos "Deus". E tem-se apenas esse "Deus". Não existe outro. Nenhuma outra divindade é tida como sendo superior a ele dentro da história que dele conhecemos. Nem mesmo o cristianismo coloca seu filho único acima dele, pelo contrário, submete-o à vontade do seu pai que é Deus, segundo às próprias doutrinas cristãs. 

A história de vários povos também nos conta que inúmeras religiões e cultos espalhados pelo mundo tiveram suas doutrinas adaptadas a fim de reverenciarem esse único "Deus". 

Aceitar o "Deus" único implica aceitar que sua palavra é eterna e imutável e nada pode ser acrescentado ou subtraído dos textos que relatam sua história. 

Desse modo, não pode existir um "Deus" diferente daquele que nos é apresentado nos textos sagrados. Não existe um "Deus" que não tenha expulsado Adão e Eva do paraíso. Simplesmente não existe.

Como não se pode identificar Deus de outra maneira, só conhecemos Deus através de suas ações descritas nos livros sagrados, cujas fontes fidedignas são conhecidas. Por isso, não se pode dizer que Adão e Eva são personagens lendários sem incluir nessa ideia o seu criador.

E se se puder observar atentamente com que agilidade Deus é substituído por Jesus em algumas religiões, mais depressa podemos notar que ele está sendo esquecido junto com sua história. A interpretação da palavra de Deus então dá lugar à interpretação do Evangelho, a fim de ocultar o paradoxo existente entre um deus que foi incapaz de perdoar o pecado original e uma divindade misericordiosa e isenta de atributos indesejáveis. Pelo menos, miticamente. 

Assim, Deus tem sua palavra e suas ações cada vez mais ignoradas, principalmente entre os próprios religiosos quando não querem exaltar as particularidades de uma divindade que protege um povo em detrimento de outros, age com crueldade e não incentiva a paz entre os homens. 

Contudo, nada disso parece ser levado em consideração quando se trata de descrever "Deus".
Não se pode precisar se pela necessidade de acreditar num gestor invisível que norteie suas vidas ou simplesmente para ser aceito numa sociedade onde os rótulos falam pelos valores, mas pela simples observação podemos constatar pessoas tentando compor sua própria imagem do Criador quando se ouve "Deus pra mim é isso e Deus pra mim é aquilo" ignorando parcial, ou mesmo completamente, a única identidade de Deus da qual se tem conhecimento.

Assim, presenciamos a gênese de um novo "Deus". Um "Deus" nascido da imaginação; facilmente adaptável aos valores de cada um: em alguns casos, justo, especialmente quando o resultado de uma disputa é em favor do imaginador, noutros, bom, quando salva uma vida entre tantas outras que se perdem na ocasião de um evento desastroso; em outros ainda, fiel, quando seu imaginador convicto de que ele está ao seu lado, difunde a maravilha de ter o apoio Deus para comprar o pão de cada dia. Enfim, cada qual cria seu próprio "Deus" com as características que melhor lhe convém. Então, nesse momento, Deus se multiplica, transveste-se e se reforma tornando-se assim um "Deus" que se rende aos profundos anseios do seu imaginador que fica tão apaixonado por suas idéais do Criador, que passa a lutar por elas com unhas e dentes para provar que o seu "Deus" é melhor que o dos outros, mostrando claramente sua insatisfação com o "Deus" que aparece nos livros sagrados cujas características não podem ser modificadas.

Postado por


terça-feira, 11 de novembro de 2014

52° Hangout d'ARCA - Mais notícias sobre religião ou a falta dela - com os membros da ARCA


Então galera, para quem não conseguiu participar e nem assistir ao vivo, segue o vídeo do quinquagésimo segundo HANGOUT d'ARCA realizado este sábado dia 08/11/2014, onde nós, membros da ARCA, batemos um papo e conversamos sobre mais notícias sobre religião ou a falta dela. Este Hangout foi sensacional e o pessoal participou ativamente pelo youtube com perguntas diversas e inúmeros elogios. Você não pode perder. Não esqueça de se inscrever em nosso canal, curtir e compartilhar o vídeo afim de disseminar o conhecimento de qualidade e gratuito. Não perca.

Se inscreva em nosso canal no youtube: Canal d'ARCA para ficar por dentro dos nossos vídeos, visite
 também a nossa fanpage: https://www.facebook.com/arcateus ou nos siga no twitter:https://twitter.com/canaldarca e ainda temos um grupo de debates no facebook: https://www.facebook.com/groups/arcateus/

CARTA AO MEU AMIGO JOEL CAVALCANTE


19/10/2014

Prezado Joel,

Gostaria que você gastasse um pouco de seu tempo para ler meu desabafo. Derramei hoje algumas lágrimas e queria te dizer por quê.
Passei a tarde ensaiando uma peça de teatro e na saída, fui abordado por um menino de rua que me pediu dinheiro para comprar chinelos. Olhei em volta e vi o comércio todo fechado neste domingo. Dei-lhe as moedas que tinha no bolso e comecei a lhe fazer perguntas. Soube que sua mãe morreu, que seu pai está preso, que ele e a irmã dormem na rua. Escandalizado, perguntei se não tinha medo de dormir na rua, se não era melhor dormir num abrigo da prefeitura de Niterói, se não pedia ajuda aos funcionários desses abrigos para ser confiado a uma família.
Meu coração apertou, Joel. Meu desejo era ser pai daquele menino. Meu desejo era trazê-lo para casa e amanhã comunicar minha decisão às autoridades competentes, para que elas me fizessem legalmente pai dele e da irmã. Se não fiz isso é porque meu salário não me permite ser pai.
Acabei encontrando uma loja que vendia chinelos dentro do shopping center. Voltei, procurei-o e o levei para lá. Ele teve medo que não o deixassem entrar por estar descalço. Eu falei: “Me dê sua mão. Ai de quem não te deixar entrar comigo ao seu lado.” E me senti o homem mais importante do mundo. Lembrei de São Francisco de Assis, lembrei da Irmã Dulce. Como eu quis ter a coragem daquela freira baiana, para enfrentar o mundo e ficar ao lado de Davi. (Ele se chama Davi e tem onze anos, a voz e os olhos mais doces que já vi.)
Acabei por comprar para ele também uma bermuda. Vou ter que apertar o cinto até o fim do mês, mas o que isso importa se, no momento em que te escrevo estas linhas, eu já jantei e talvez Davi não tenha neste momento um pedaço de pão?
Joel, você sabe que eu sou ateu. Ser ateu me dá uma grande liberdade: não tenho medo do Inferno, não me deixo guiar por sacerdotes que nada sabem da minha vida e desafio preconceitos. Mas também me dá uma angústia. Ser ateu é saber que a Justiça não existe. Que não há um Deus que me ampare quando eu desejo fazer o bem. Angustia-me muito não ter dinheiro para fazer o bem e ajudar quem precisa.
Obrigado por ler meu desabafo.

Edson

P. S.: Quando me despedi dele, dei-lhe um beijo e disse que ele era o filho que eu queria ter.

Postado por

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

O BRASIL TEM MEDO DE BICHO-PAPÃO ou DILMA POR ACASO VESTE BURKA?


Após a votação do segundo turno, eu posso escrever isso sem parecer que faço propaganda eleitoral. Mas da mesma forma como Carl Sagan se espantava que, apesar de todo o avanço da Ciência, o mundo ainda viva assombrado pelos demônios, me espanta que após tantos anos de vida democrática, ainda vivamos com medos infundados e implausíveis. Um dia antes da eleição, pego uma van em Niterói e encontro três malafetes com medo de que Dilma queira destruir as igrejas cristãs ("Dilma fez acordo com um Estado islâmico! -- Já pensou não poder sair na rua com uma Bíblia na mão? -- Se fizerem essa lei só teremos do nosso lado o Marco Feliciano e aquele negro." (Não faço ideia a que negro a beatinha oxigenada se referia.)). Desde 1989 ouço pessoas acusarem o PT de querer destruir a religião ou pelo menos as igrejas cristãs. Isso mostra como o cidadão brasileiro médio não faz a mínima ideia do que sejam Direitos Humanos, Constituição e outros requintes democráticos. O povo imagina que o presidente é um monarca provisório com os poderes de um Henrique VIII ou uma Maria da Inglaterra, que mandavam matar quem não comungava de seu credo. Esse medo que se repete em todas as eleições, atiçado por líderes religiosos que recitam essas lendas para melhor manipular seus fiéis, mostra que o Brasil pouco tem avançado no aprimoramento da democracia e na educação do seu povo.


É incrível que se discuta tanto o ensino religioso nas escolas públicas, mas não haja preocupação de se ensinar a vida democrática. Religiosos entram nas escolas para distribuir bíblias, que só têm valor para quem nelas crê, mas o Estado não distribui aos estudantes a Constituição, que rege os direitos e os deveres de crentes e não-crentes. E depois ainda tem que se espante com o crescimento da bancada evanjegue no Congresso. (Digo "evanjegue" porque essa bancada é uma fonte inesgotável de asneiras, ditas sempre em nome de Jesus.)

Enquanto o Estado não explicar a si mesmo para o povo, esses fantasmas continuarão assombrando nossas ruas e nossas urnas.

Postado por

domingo, 2 de novembro de 2014

51º Hangout d'ARCA - A importância da tradução de vídeos científicos ou céticos para o ateísmo no Brasil - com Luc Anderssen


Então galera, para quem não conseguiu participar e nem assistir ao vivo, segue o vídeo do nosso quinquagésimo primeiro HANGOUT d'ARCA realizado este último sábado dia 01/11/2014, onde abordamos, juntamente com o tradutor de vídeos Luc Anderssen, do canal do youtube Luc Anderssen, o tema "A importância da tradução de vídeos científicos ou céticos para o ateísmo no Brasil". Apesar de termos alguns problemas com a internet no início, conseguimos realizar o hangout de forma satisfatória. Esse hangout está imperdível e cabe ressaltar que o pessoal participou ativamente pelo youtube com perguntas diversas. Você não pode perder. Não esqueça de se inscrever em nosso canal, curtir e compartilhar o vídeo afim de disseminar o conhecimento de qualidade e gratuito. Não perca.
.

Se inscreva em nosso canal no youtube: Canal d'ARCA para ficar por dentro dos nossos vídeos, visite também a nossa fanpage: https://www.facebook.com/arcateus ou nos siga no twitter: https://twitter.com/canaldarca e ainda temos um grupo de debates no facebook: https://www.facebook.com/groups/arcateus/

Trailer do Hangout d'ARCA