sábado, 10 de janeiro de 2015

ALEMANHA E ITÁLIA: COMO ESTARÃO DAQUI A 50 ANOS?


Era ainda o pontificado de João Paulo II. Tanto ele quanto o presidente italiano disseram ao povo para terem mais filhos, pois a quantidade de crianças nascendo na Itália atualmente não dará conta de manter aquela economia quando os atuais adultos se aposentarem e morrerem.
Coisa igual acontece na Alemanha, país onde nascem poucas crianças.
A redução da taxa de natalidade é comum nos países que progridem: as mulheres encontram coisas mais interessantes para fazer -- para quê ficar em casa cuidando de crianças quando se pode ter uma carreira profissional e acadêmica?

No pronunciamento de ano novo, a primeira-ministra alemã, Angel Merckel, repudiou o movimento contra a islamização da Alemanha, dizendo ser um movimento racista. Sim, da mesma forma como os haitianos estão correndo para o Brasil, africanos e árabes correm para a Alemanha em busca de uma vida melhor. E, num país que recebe tantos imigrantes e tão poucas crianças nascem, mudanças étnicas e culturais serão inevitáveis.

Creio que daqui a 50 anos, haverá greves na Alemanha e na Itália porque os operários quererão folga nos horários das orações prescritas no Alcorão. Por outro lado, o grande avanço técnico e científico da Europa fará com que as novas gerações, que terão contato com Darwin, Marx, Freud, Einstein, Sartre e outros grandes pensadores, relativizem os dogmas religiosos. Creio que essas gerações de árabes que nascerão na Europa a partir de agora pouparão os clitóris de suas filhas, e deixarão que elas tenham as liberdades das mulheres europeias.

Tenho esperanças que o Islã se torne, na Europa, apenas um verniz agregador, como o Cristianismo se tornou nos países desenvolvidos -- volto a lembrar que, no Reino Unido, monarquia constitucional porém teocrática, o aborto é legalizado, gays e heteros têm os mesmos direitos, o rosto de Darwin anda no dinheiro corrente e não há nenhum fundamentalista no Parlamento tentando enfiar criacionismo nas escolas, ao contrário da falsa república brasileira. Costumo dizer que o governo brasileiro finge ser republicano e o governo britânico finge ser monárquico.

A Alemanha dará ao Islã a oportunidade de evoluir.

Postado por

0 comments:

Postar um comentário

Trailer do Hangout d'ARCA