domingo, 24 de maio de 2015

POR QUE JÔ SOARES ENTREVISTA DILMA E NÃO ENTREVISTA D. PEDRO II?


O contato com alunos fundamentalistas que se recusam a entender a evolução, o Big Bang etc. me fez procurar leituras de divulgação científica e vídeos como os produzidos por Pirula e David Ayrolla. Quando li que grandes corpos, como os planetas, criam uma curva no espaço-tempo, fiquei bolado como esses dois conceitos, tempo e espaço, aparentemente díspares para nossa percepção, podem formar um todo.

Por que temos liberdade para viajar no espaço e não no tempo?

Woody Allen, que mora em Nova York, pode ir mais para o Norte, e, chegando no Canadá, fazer um filme com Henry Cavill. Ou ir mais para o Sul e, chegando ao Brasil, fazer um filme com Lima Duarte. Mas por que ele não pode voltar no tempo e fazer um filme com Charles Chaplin ou avançar no tempo e contracenar com os bisnetos de Rodrigo Santoro (eu suponho que ele terá bisnetos)? Por que Jô Soares entrevista Dilma Rousseff e não entrevista D. Pedro II? Por que Elisabeth II condecora Helen Mirren mas não condecora Shakespeare? Por que um velho lembra acontecimentos de sua infância mas não prevê o futuro de seus descendentes? 

Se há uma unidade entre tempo e espaço, não é verdade que o passado deixou de existir e o futuro ainda não existe. Se há essa unidade, Machado de Assis não será apenas uma coleção de ossos guardada no mausoléu da Academia Brasileira de Letras, mas, em algum ponto do universo, ele está escrevendo as mesmas cartas que escreveu para o amigo Joaquim Nabuco. E todos os fatos se repetem infinitas vezes como na aterradora suposição nietzscheana do eterno retorno. Se existe essa unidade, deveria ser possível viajar não apenas no espaço (de Petrópolis a Tóquio), mas também no tempo (do século XXVII ao século VIII a. C. e de lá para o século XXXIX). 

Responderão os céticos: Se essa viagem no tempo fosse possível, alguém teria voltado no tempo para impedir que o Titanic naufragasse. Mas será que, no futuro, estrategistas decidiram que não se deve impedir que o Titanic naufrague para que normas mais rígidas de segurança fossem adotadas nas viagens marítimas, o que aconteceu após a comoção causada pelo naufrágio mais famoso da História?

Interrogações que desaguam em ficção científica e realismo mágico.


Postado por

0 comments:

Postar um comentário

Trailer do Hangout d'ARCA